Na última sessão, do dia 04 de fevereiro, aniversário de 55 anos do açude Quixabinha, no distrito de Palestina, virou tema de debate na Câmara de Vereadores de Mauriti. O chefe de gabinete e ex-vereador da casa, Teofilo Neto, usou a tribuna para abordar o assunto e comemorar os anos de fundação do Perímetro irrigado.
Teofilo abriu sua fala discorrendo sobre a história do açude, seu volume pluviométrico e instigou a gestão para criar um acervo histórico do açude. Disse ainda que precisa melhorar a estrutura do açude e pediu o apoio de todos para conseguirem deixar o espaço ainda mais turístico.
O vereador Roberto Simão aparteou a fala para falar sobre a importância dessavhistória e aproveitou para pedir ao governo a melhoria da estrada que liga o distrito de Palestina ao povoado de Quixabinha. Já o vereador Deuzivan parabenizou Teofilo Neto por trazer este momento histórico para todos aqueles que ainda não conhecem e disse da importância que o perímetro irrigado de Quixabinha tem para o município de Mauriti ao longo dos anos e o parabenizou também por homenagear as pessoas que ajudaram a construir essa história.
Romário Alencar discorreu sobre o potencial histórico, mas também comercial que elevou o desenvolvimento do distrito de Palestina, falou do potencial econômico e ecológico do açude. Assunto que também foi abordado pelo vereador Rangel Cartaxo, que completou dizendo da importância desse debate na casa, pois engrandece a agroecologia e que o perímetro irrigado do Quixabinha fez Mauriti ser conhecido em todo o Nordeste do Brasil.
Ao final dos debates a presidente da casa, Celminha Santana, falou da honra em presidir a sessão neste momento e parabenizou a ida de Teófilo à Câmara pela bela explanação e por continuar levando a história da Palestina ao povo que precisa conhecer a grandiosidade do Açude para Mauriti.