Lançado no ano passado pela presidente do Poder Legislativo local, Fernanda Martins (PSDB), o programa Câmara na Escola já possui a garantia de seu desenvolvimento durante todo este ano. O projeto é realizado através de parcerias com as escolas da rede pública municipal e tem como finalidade promover a interação entre o Poder Legislativo e os estudantes de Mauriti. Em 2017, o programa atendeu cerca de 300 alunos inscritos.
A ideia, conforme a autora do projeto, é propiciar aos estudantes condições reais para que possam compreender o papel do Legislativo no contexto social, no qual estão inseridos os próprios alunos, contribuindo, desta forma, para o aperfeiçoamento do exercício da cidadania e do entendimento em relação aos aspectos políticos cotidianos da Câmara Municipal.
“Nós queremos que o programa auxilie na formação política dos nossos jovens e que, consequentemente, estes possam transferir seus aprendizados para outros membros de suas famílias. O programa busca o surgimento, claro que ao longo do seu desenvolvimento, de uma sociedade cada vez mais evoluída, cada vez mais independente”, avalia Fernanda Martins.
Ela ressaltou os avanços que o programa contabilizou nos primeiros meses de desenvolvimento. “Foram feitas diversas visitas de vereadores e do corpo técnico da Câmara às escolas do município para apresentação de palestras e divulgação dos atos do Poder Legislativo. Nestas ocasiões, eram apresentados conteúdos referentes às atividades rotineiras da Câmara, inclusive relativas à projetos, Leis e atividades gerais”, comentou a presidente da Casa.
O percurso inverso também foi possibilitado pelo programa. Alunos acompanharam, no próprio espaço do Legislativo, a rotina dos parlamentares durante as sessões ordinárias, bem como a apresentação de requerimentos e discussões em torno de projetos de autoria do Executivo e Legislativo que tramitaram na casa. Durante as visitas, kits contendo garrafa para água, bloco de anotações e caneta esferográfica eram eram sorteados entre os estudantes. Todo o material continha a padronização do projeto.
“Este ano nós queremos ampliar o número de visitas e, consequentemente, de alunos que farão parte do projeto. Também vamos oportunizar aos estudantes um estágio na Casa Legislativa, através de seleção, como preconizado pela Lei Federal n° 11.788/2008. Os cinco alunos que apresentarem maior desempenho e assiduidade nos cursos que o programa oferta serão agraciados com um estágio remunerado no valor de R$ 500 reais”, informou Fernanda Martins.
Os cursos oferecidos em 2018 são gratuitos e garantem capacitação e formação continuada aos estudantes através de dois módulos mensais em finais de semana. Abrangem conteúdos como Português Instrumental, História Política do Brasil, Evolução da Cidadania, Coach Pessoal, Coach profissional, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto da Pessoa Idosa, Noções Básicas de Direito e Moral e Ética. As inscrições acontecem na sede do Legislativo local.
Fonte: Roberto Crispim