- O verereador Horaciano Praça Montenegro fez uso da tribuna para falar sobre o seu primeiro ano de mandato na Câmara de Mauriti. Fez menção aos projetos apresentados, os 116 requerimentos e ofícios apresentados no ano de 2022, para vários setores do município e neste ano de 2023 apresentou 43.

- O vereador Romário Alencar aproveitou o espaço para falar sobre a onda de ataques e insegurança que as Escolas estão enfrentando no momento, e buscou mobilizar as autoridades competentes e a comunidade escolar para uma maior atenção voltada ao tema. Sugeriu ações do município para se integrar ao edital lançado pelo Ministério da Justiça, para garantir mais segurança nas instituições educacionais. O vereador sugeriu para o município criar uma equipe multidisciplinar para acompanhamento, orientação, formação de gestores e servidores escolares; Como também, uma Guarda Municipal para Mauriti e ações voltadas à saúde mental de toda a comunidade escolar.

- A vereadora Celminha Santana discorreu sobre o problema enfrentado pela escola, com a falta de segurança e enfatizou o projeto de indicação do seu mandato, ao poder executivo, para a inclusão de psicólogos e assistentes sociais dentro das escolas para cuidar da saúde mental dos jovens e adolescentes de Mauriti. Lamentou a falta de recursos do município para a efetivação do projeto. Sugeriu a realização de uma Audiência pública para abordar essa temática.