Os vereadores de Mauriti realizaram na manhã desta sexta-feira, 18 de março, diversos projetos de lei em pauta em sessão ordinária e extraordinária, para concluir votação antes dos feriados estaduais. Estiveram presentes de forma presencial a maioria dos vereadores e alguns participaram de forma hibrida, como garante o regimento interno da casa.
No grande expediente tivemos a participação do secretário de infraestrutura, Joaquim Salu, e de Sara Barros, representando a Vigilância Sanitária, que foram discorrer sobre o problema das análises de água do município. Sara falou que o município coleta 25 amostras por mês e que os resultados saem com uma semana, e disse ainda que todas as coletas recebem um nível de 98% de resultados satisfatórios. Já Joaquim Salu, explanou a situação dos poços do município, onde 80 a 85% das comunidades são atendidas pela prefeitura totalmente gratuito.
Na ordem do dia entrou em votação da urgência especial do projeto de lei nº 21/2022 de iniciativa do prefeito em exercício, João Paulo Furtado que dispõe sobre a concessão de reajuste salarial aos servidores públicos municipais efetivos de nível superior vinculados a secretaria municipal de saúde e adota outras providências. Já em votação em segunda discussão o projeto de lei nº 17/2022, de autoria do vereador Savinho, denomina rua Maria das Dores Damázio (dona dorinha) a rua II, no bairro Bela Vista, município de Mauriti.
Em votação em única discussão esteve o projeto de lei nº 18/2022 de iniciativa do prefeito em exercício, João Paulo Furtado que cria os serviços voluntários de cuidador (profissional de apoio) e mediador da aprendizagem e institui bolsas destinadas as despesas com alimentação e deslocamento, na rede municipal de ensino. Em votação em primeira discussão foi pautado o projeto de lei nº 20/2022, de autoria da vereadora Virgínia Reis, institui o dia municipal de conscientização sobre a pessoa com síndrome de down no âmbito do município de Mauriti. A votação em única discussão do projeto de resolução nº 03/2022 de iniciativa da mesa da câmara, alterou o art. 3º das resoluções nº 01/ 2021 e 01/2022, altera o anexo III da resolução nº 004/2009 e adota outras providências.