A Câmara de Vereadores do município de Mauriti realizou nesta última quinta – feira, 09 de março, uma sessão solene em alusão aos 91 anos de conquista ao direito ao voto pelas mulheres do Brasil, atendendo a propositura da vereadora Virginia Reis. O presidente da casa José Deuzivan abriu os trabalhos e ressaltou a importância de cada uma das mulheres que fizeram parte do legislativo de Mauriti.

“A sessão solene teve um peso simbólico para todas as mulheres que constroem esse país e cumprem seus papéis de cidadãs. Além de comemorar e reafirmar um histórico não tão distante de conquistas para o gênero feminino”, afirmou o presidente.
Assegurado pelo Código Eleitoral de 1932, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, o direito das mulheres a exercer o voto foi uma conquista de reivindicações populares feministas e do movimento sufragista, durante o século XIX. Após 91 anos do feito, as mulheres são a maioria dos eleitores aptos a votar no país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante a sessão foram homenageadas as vereadoras que já exerceram e exercem mandatos na Câmara de Mauriti, como a vereadora Celminha Santana, Virginia Reis e a vereadora licenciada, Evânia Furtado; e as ex vereadoras Francisca de Araújo Moura, Maria Lucimar de Sousa, Eugênia Leite de Oliveira, Maria Edvanira Cartaxo, Maria Iraci Lima (in memoria), Fernanda Cartaxo Pitanga, a ex vice prefeita Maria do Socorro Severino, Evania Marcia Cartaxo (in memoria), e Maria Pereira de Alencar – Dona Maroquinha (in memoria).
Estiveram presentes compondo a mesa Evânia Furtado – primeira dama, vereadora e atualmente secretária de saúde do município; Maria Salete Gomes de Sousa – secretária municipal de cultura e turismo e presidente do partido dos trabalhadores – PT, Dra. Albanita Martins – vice presidente da OAB subseção Cariri Oriental e membro da comissão OAB Mulher de Mauriti. A pastora Joice Monteiro – Presidente do Conselho dos Direitos das Mulheres de Mauriti e representando as pastoras e evangélicas do nosso município. Mara Guedes – coordenadora da Casa da Mulher Cearense Cariri, Cláudia Fernanda – secretária de assistência social.